II ENCONTRO BIENAL DE PSICANÁLISE E CULTURA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE DE RIBEIRÃO PRETO

 13 a 16 de maio de 2010
Centro de Convenções Ribeirão Preto
Abertura no Teatro Pedro II

A abertura oficial do II Encontro de Psicanálise e Cultura acontecerá na noite do dia 13 de Maio no clássico teatro de ópera ribeirão-pretano Pedro II, com a Apresentação Musical Comentada da mezzo soprano Regina Elena Mesquita, de São Paulo. Ela iniciará com a apresentação de uma ária de Carmen de Bizet, apresentando também outras peças apaixonantes, como trechos da ópera Sansão e Dalila e outros populares como Piaf, sempre versando sobre o tema das paixões. 

Nos dias 14, 15 e 16, no Centro de Convenções Ribeirão Preto, serão realizadas diversas mesas redondas com psicanalistas e profissionais de diferentes segmentos da cultura, que trarão reflexões percorrendo o vasto território instigante das paixões, levantando questionamentos sobre suas diferenças e semelhanças, seus caminhos e descaminhos. Haverá tempo e espaço para debates entre os palestrantes e com o público presente; e dois cursos serão oferecidos, versando sobre Paixão nas Artes e na Psicanálise.

Está programado também: exposição de artes plásticas com artistas consagrados da região, exposição documental sobre a história da Psicanálise no Brasil e sobre a história da IPA (que está comemorando 100 anos), apresentação de vídeos com cenas antológicas do cinema, apresentações de artes cênicas, de dança e projeções de entrevistas interativas com as idéias originais suscitadas no público presente nas palestras. Dentro do espaço cênico que será montado para ilustrar a paixão nacional pelo futebol, um típico “boteco”, haverá uma apresentação musical da Ópera do Malandro de autoria de Chico Buarque de Holanda, pelo Coral Minaz. A atriz Beatriz Segall, além da participação em mesa redonda, apresentará um monólogo intitulado “A Senhora das Cartas”.

Paixões

O tema escolhido para ser o eixo central das apresentações e discussões da II Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP foi “PAIXÕES”.

Trata-se de um tema que transpõe fronteiras de tempo e espaço. É tema antigo e atual; existente nas mais diversas culturas. É, assim, de todos os lugares e de todos os tempos. Além disso, o pensar sobre as paixões não se restringe a uma área do conhecimento; pelo contrário, irradia-se por todas elas. Percorre toda a história da filosofia, desafiando pensadores. Intriga os cientistas. Inspira as mais diversas manifestações de arte: a poesia, a literatura, a pintura, a escultura, o teatro, o cinema, a dança, a música. Está nos estudos de mitologia e na semiótica. Apresenta-se em todas as ciências humanas: a antropologia, a sociologia, a psicologia. Entre essas, a Psicanálise tem lugar privilegiado, uma vez que a lida com as paixões humanas, sejam elas claras ou obscuras, é parte integrante das reflexões e do ofício cotidiano de psicanalistas.

A grandiosidade das paixões enquanto experiência humana, foi assim formulada, por dois filósofos clássicos.
É de se crer que as paixões ditaram os primeiros gestos e arrancaram as primeiras vozes... Não se começou raciocinando, mas sim sentindo.” (Rousseau, citado por Ivonne Bordelois em Etimologia das Paixões).
Nada de grande se fez sem paixão”. (Hegel, citado por Gerard Lebrun, em Os sentidos da paixão).

Por tudo isso, “Paixões” é tema profícuo para um evento em que se pretende congregar psicanalistas e profissionais representantes de vários segmentos da cultura, para pensar as vicissitudes da experiência humana.

Público Alvo

Comunidade em geral, abrangendo principalmente profissionais e estudantes da área das diversas ciências humanas e da saúde.

Organização

Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP), filiada à Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), à Federación Psicoanalitica da América Latina (FEPAL), e à International Psychoanalytical Association (IPA).


Patrocínio

Apoio

• Prefeitura Municipal de
Ribeirão Preto

• Fundação Teatro Pedro II

Agradecimento


© 2010, Sociedade Brasileira de Psicanálise e Cultura de Ribeirão Preto.
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por G4web.net.